Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Deputado federal é alvo de operação da PF e tem celular apreendido no aeroporto de Salvador

14/10/2025 16:50 G1 — Brasil

Dal Barreto (União) é deputado federal pela Bahia
Reprodução/Câmara dos Deputados
O deputado federal Dal Barreto (União Brasil) foi alvo da sexta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (14).
A ação busca desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento e fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
O político foi interceptado pelos agentes no Aeroporto Internacional de Salvador e teve o celular apreendido, conforme apurado pela TV Bahia. Mas a PF não divulgou quais são as suspeitas contra ele.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Em entrevista à TV Bahia no local, Dal negou qualquer envolvimento com a investigação. "As provas vão chegar no momento certo e as pessoas vão entender. Tudo vai ser conduzido pela Justiça, a gente vai aguardar que a Justiça esclareça sempre", disse o deputado.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O parlamentar afirmou ainda que foi ao aeroporto apenas para ver um amigo. Quanto à abordagem da PF, ele relatou que os agentes não pediram ou repassaram mais informações.
"Não falei nada. Não me perguntaram nada. Me pediram o celular e eu entreguei", disse.
Natural de Amargosa, no Recôncavo da Bahia, Dal Barreto está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele tomou posse no dia 1º de fevereiro de 2023.
Recentemente, o deputado votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que ficou conhecida como PEC da Blindagem, e da urgência para o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que dá anistia a condenados por atos golpistas.
Deputado foi alvo da Operação Overclean em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Nesta sexta fase da Operação Overclean, foram mirados alvos nas cidades baianas de Salvador e Amargosa, além de Brasília (DF). Ao todo, foram cumpridos:
oito mandados de busca e apreensão;
uma medida cautelar diversa da prisão (sanção que restringe a liberdade sem prisão);
o sequestro de valores obtidos de forma ilícita.
As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os investigados poderão responder pelos crimes e organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
Deputado foi alvo da Operação Overclean em Salvador
Reprodução/TV Bahia
LEIA MAIS:
PF apreendeu R$1,5 milhão com suspeitos de desvios dias antes da Operação Overclean; investigação apontou que dinheiro era propina
Saiba quem são os suspeitos de desvios milionários em contratos públicos na Bahia e outros estados
Entenda esquema de desvios milionários de recursos públicos que terminou com prisões de 15 pessoas na Bahia, São Paulo e Goiás
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Fonte original: abrir