Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Operação prende trio suspeito de integrar organização envolvida no golpe do falso advogado; VÍDEO

21/10/2025 05:24 G1 — Brasil

Polícia surpreende suspeito de organização criminosa envolvida no golpe do falso advogado
Uma operação da Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida no golpe do falso advogado. Segundo a corporação, a ação foi deflagrada após uma vítima realizar um pagamento de R$ 20 mil acreditando quitar custas judiciais.
🔎O golpe começa geralmente com o acesso indevido a informações públicas de processos judiciais. Os criminosos se passam por advogados e alegam a pendência de custas judiciais ou informam que a vítima precisa realizar um pagamento para receber o valor de uma ação que aguardava.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
As prisões aconteceram em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e na capital paulista, na quarta-feira (15), mas só foram divulgadas pela polícia no sábado (18). A corporação não informou quantas pessoas foram detidas em cada cidade, assim como o município em que o vídeo acima foi gravado.
As imagens mostram que um policial abriu a porta com um chute. Logo depois, outro agente entrou com a arma apontada e dizendo: "Polícia. Levanta a mão. Está sozinho aí?". O suspeito se assustou e sentou no sofá com os braços para o alto.
Suspeito foi surpreendido durante operação contra o golpe do falso advogado
Polícia Civil/Divulgação
Ainda no vídeo, é possível ver o momento em que outra policial pegou o homem e o colocou no chão. A agente ficou com o pé nas costas do suspeito, enquanto os colegas realizaram uma varredura no apartamento e declararam que estava "limpo".
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os policiais apreenderam um carro, diversos celulares, um relógio, um notebook, um caderno e um carregador de pistola calibre 380 municiado durante as diligências.
Conforme divulgado pela SSP-SP, o caso foi registrado como cumprimento de mandado de prisão temporária e de ordem de busca e apreensão, além de localização/apreensão de veículo.
Ainda segundo a secretaria, a operação foi realizada pela 1ª Delegacia Antissequestro (DAS) do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Santos (SP) e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Deinter-6).
Operação prende trio suspeito de integrar organização envolvida no golpe do falso advogado
Polícia Civil/Divulgação
Como se proteger?
Com o alto número de denúncias, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) lançou uma plataforma digital para confirmar a identidade de advogados de forma rápida e segura. Veja abaixo como funciona o site confirmadv.oab.org.br:
➡️Para fazer a pesquisa, basta colocar o número de inscrição na OAB, selecionar o estado e informar o e-mail informado pelo suposto profissional.
➡️Em seguida, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade.
➡️O profissional terá até cinco minutos para responder e confirmar os dados.
➡️Caso a confirmação seja feita dentro desse prazo, o cidadão receberá a autenticação validada do advogado. Se o tempo expirar sem resposta, tanto o cliente quanto o profissional serão notificados de que a verificação não foi concluída.
A plataforma faz parte de uma campanha nacional de conscientização para orientar a população e evitar novas vítimas. Inclusive, se a pessoa tiver sido vítima de uma tentativa de golpe ou feito um pagamento indevido, é possível denunciar diretamente no site fiscalizacao.oab.org.br.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Fonte original: abrir