Operação Verão em Niterói começa no sábado
Durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Municipal (GGIM), realizada na última quinta-feira com a presença de representantes das forças de segurança estaduais, federais e municipais, além de diversos órgãos da administração pública, o prefeito Rodrigo Neves anunciou o início da Operação Verão 2025-2026. O esquema especial começa no próximo sábado e seguirá até março, com foco nas praias e nas áreas de grande circulação de pessoas.
Impacto da megaoperação no Rio: Niterói foi monitorada em tempo real
Bicicletas compartilhadas: NitBike vai chegar a mais três bairros
De acordo com o prefeito, a operação contará com 351 agentes públicos e 57 viaturas distribuídas diariamente, em uma força-tarefa que envolve a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Ordem Pública (Seop), a NitTrans, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Defesa Civil, o programa Segurança Presente, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Capitania dos Portos, entre outros órgãos.
A coordenação das ações será centralizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de onde as equipes poderão responder em tempo real a qualquer ocorrência.
— Niterói é uma cidade com praias lindas, frequentadas pelos niteroienses e procurada por milhares de visitantes. Estamos trabalhando para que continue sendo um destino tranquilo e seguro. Além do planejamento detalhado do município, nossa integração com todas as esferas de segurança será fundamental para garantir um verão de tranquilidade para todos — afirmou Rodrigo.
Mais R$ 775 milhões e reforço em infraestrutura: Câmara de Niterói discute orçamento para 2026
O secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, destacou que a Operação Verão representa um avanço na forma como o poder municipal organiza suas ações de segurança e ordenamento durante o período de maior movimento nas praias.
Segundo ele, o planejamento foi elaborado com base em dados de anos anteriores, que apontam aumento significativo no fluxo de pessoas e veículos nas regiões litorâneas e turísticas entre novembro e março.
— Estamos iniciando uma operação que vai garantir presença constante nas praias e em áreas turísticas, com reforço nos fins de semana e feriados. Em locais como Piratininga e Itaipu, por exemplo, teremos patrulhamento reforçado e horários diferenciados para ampliar a sensação de segurança. O foco é presença, rapidez e integração total entre as equipes — disse o coronel Chagas.
Ordenamento ambiental
Ainda de acordo com o secretário, a Guarda Municipal atuará com 111 guardas e 24 viaturas por dia, reforçando o patrulhamento em praias e pontos turísticos. Já a NitTrans será responsável pelo ordenamento do trânsito e por bloqueios viários em áreas de maior fluxo, enquanto a Clin ampliará o esquema de limpeza nas praias, incluindo a distribuição de sacos de lixo para banhistas. A Defesa Civil fará o acompanhamento das condições meteorológicas e prestará apoio ao Corpo de Bombeiros e à Capitania dos Portos, especialmente em situações de ressaca ou chuva intensa.
Acidente com jet ski: Polícia apura circunstâncias da morte na Lagoa de Itaipu
A operação também terá foco nos ordenamentos urbano e ambiental, com reforço na fiscalização de ambulantes, combate a estacionamentos irregulares e ações para proteger as áreas de restinga, garantindo o equilíbrio entre o uso público das praias e a preservação ambiental. A Secretaria de Assistência Social e a Administração Regional da Região Oceânica também estarão envolvidas no apoio às ações, especialmente em locais de grande concentração de público.
Com atuação diária e reforço aos fins de semana e feriados prolongados, o plano prevê uma presença constante nas orlas e regiões turísticas durante todo o verão. A integração entre os órgãos será um dos principais diferenciais do esquema, segundo a prefeitura, permitindo que situações de desordem, crimes ou emergências climáticas sejam identificadas e solucionadas com agilidade.
Initial plugin text
Fonte original: abrir