Outubro Rosa: ação da Secretaria da Mulher tem massagem, turbante e auriculoterapia para pacientes do INCA
Em meio à rotina do tratamento contra o câncer de mama, cerca de 300 mulheres tiveram um momento só delas nesta quinta-feira (23), em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio de Janeiro (SPM-Rio), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), organizou atividades de acolhimento e bem-estar dentro da programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Ouça: João Gomes vira voz do metrô e transforma estação Carioca no ponto de desembarque para o evento na Lapa
Leia também: Câmara do Rio aprova projeto que permite transformar corredores do BRT em VLT
O salão do INCA se transformou em um espaço de cuidado e relaxamento. Entre massagens faciais, oficinas de turbante e sessões de auriculoterapia, as pacientes puderam se desligar por algumas horas das consultas e dos procedimentos médicos, trocando experiências e recebendo atenção especial de alunas dos cursos oferecidos pela secretaria.
Além das atividades, a SPM-Rio distribuiu mais de 400 lenços, arrecadados em campanha realizada com o projeto Universo das Únicas, que mobilizou doações em unidades da secretaria, como as Casas da Mulher Carioca e as Salas da Mulher Cidadã.
— Outubro Rosa também fala de presença, do poder público, das redes de mulheres, da solidariedade. Nenhuma mulher deve enfrentar nada sozinha — afirmou Mariana Xavier, secretária em exercício.
Aconteceu de novo: homem é flagrado carregando tartaruga marinha em praia na Zona Sul do Rio
Fernanda Vieira, gerente-geral do INCAvoluntário, destacou a importância de ações que vão além do tratamento médico.
— Momentos de cuidado, autoestima e bem-estar são essenciais. É uma demonstração concreta de empatia que faz toda a diferença na jornada de cada paciente.
Para muitas das participantes, o dia foi mais do que uma atividade de lazer: foi uma oportunidade de se sentir acolhida, fortalecida e lembrada. A iniciativa reforça a missão da SPM-Rio de promover políticas que valorizem a saúde, a autoestima e a solidariedade entre as mulheres em todas as fases da vida.
Mais do que atividades, o encontro ofereceu às mulheres um espaço de atenção e afeto, reforçando a importância de olhar para além do tratamento médico e reconhecer a experiência de cada paciente.
Fonte original: abrir