Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Petrolina se destaca em pesquisa nacional sobre espécies invasoras no Brasil

21/10/2025 17:46 G1 — Brasil

Foram identificadas espécies vegetais invasoras não-nativas.
Arquivo/Nema
Pesquisadores do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, participaram de um esforço nacional para mapear as ocorrências de espécies exóticas invasoras em todo o Brasil. O estudo resultou em um banco de dados com mais de 187 mil registros de 489 espécies invasoras não-nativas, que ameaçam a biodiversidade brasileira.
O banco de dados, publicado em outubro de 2025 no artigo “Georeferenced database of invasive non-native species occurrences in Brazil”, reúne informações georreferenciadas sobre espécies que ocupam ambientes terrestres, aquáticos e marinhos, incluindo ilhas do Brasil. Os dados foram coletados entre 2021 e 2024, com validação realizada por especialistas de diferentes estados.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Além de ser uma ferramenta útil para cientistas e ambientalistas, o banco já está sendo utilizado em algumas regiões do país, como Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, e também apoia ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como a Instrução Normativa 510/2025. O banco de dados também se integra a iniciativas de ciência cidadã, como o aplicativo Invasoras BR, que permite que a população registre espécies invasoras para análise por especialistas.
O trabalho, que envolve anos de pesquisa e uma ampla colaboração entre diferentes instituições, destaca a atuação do NEMA/Univasf e a importância de Petrolina no mapeamento da biodiversidade no semiárido. O banco de dados será fundamental para a elaboração de políticas públicas de controle e preservação ambiental.
A pesquisa se consolida como um importante passo no entendimento e enfrentamento do problema das espécies invasoras no Brasil, fornecendo informações que podem ajudar na prevenção de danos à fauna e flora nativas.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Fonte original: abrir