Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Seca extrema deixa Teerã à beira do desabastecimento de água

02/11/2025 16:02 O Globo — Rio

Teerã poderá ficar sem água potável dentro de duas semanas por causa de uma seca histórica, alertou um veículo de comunicação estatal iraniano neste domingo. A represa Amir Kabir, uma das cinco que fornecem água potável para a capital iraniana, está atualmente com apenas 8% de sua capacidade, o suficiente para menos de duas semanas de abastecimento, informou Behzad Parsa, diretor-geral da empresa de águas de Teerã, citado pela agência de notícias Irna.
Seca recorde: Grécia lança plano de R$ 15,5 bi para enfrentar crise hídrica e alerta para 'pior dos cenários possíveis'
'Semeadura de nuvens': técnica fracassa em Nova Délhi e especialistas debatem soluções para a poluição na capital indiana; entenda
Há um ano, tinha seis vezes mais água. A capital iraniana, com mais de 10 milhões de habitantes, consome cerca de 3 milhões de metros cúbicos de água por dia. Para economizar, foram registrados cortes de água em vários bairros da cidade nos últimos dias.
Em julho e agosto foram decretados dois feriados para poupar água e energia, em um momento em que os cortes de eletricidade eram quase diários por causa de uma intensa onda de calor.

Fonte original: abrir