
Bola de cristal: com vitória, Vasco tem 11,8% de chances de se classificar para Libertadores; Fluminense tem 25,5%
Para além da chance de provocar o rival, o clássico entre o Vasco e Fluminense, pela 29º rodada do Brasileirão, nesta segunda-feira, serviu para aproximar ou distanciar os times do atual objetivo na temporada: vaga na Copa Libertadores. Em boa fase, o mandante cruz-maltino chegou ao duelo no Maracanã quatro posições e dez pontos atrás do Bahia (sexto, com 46 pontos), que é o último time na zona de classificação para o torneio continental. Agora, após a vitória por 2 a 0, as chances de o clube carioca de se classificar ficam em 11,8%. Já o tricolor, que começou a partida em sétimo, a cinco pontos do clube baiano, tem 25,5% de probabilidade de levar a vaga, segundo a ferramenta Bola de Cristal do Brasileirão, desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG.
Incansável: Antes de clássico, Fábio, do Fluminense, recebe homenagem da CBF por recorde mundial de jogos
Provocação? Vasco usa escudo do Fluminense em menor proporção no telão do Maracanã
Os dois cariocas contaram com o resultado ruim de outro concorrente. O Bragantino (10º) perdeu para o Juventude por 1 a 0 nesta segunda-feira. Por estar na frente na classificação do campeonato, o Fluminense também tem a vantagem nas probabilidades em comparação ao Vasco, mesmo com a derrota: nos três possíveis resultados (derrota, empate ou vitória), a equipe continuaria à frente do rival. Mas suas pretensões caíram vertiginosamente ao serem derrotados no clássico.
R$ 6,3 milhões: joia de 14 anos é vendida ao Bahia em negociação que pode se tornar a maior do país entre atletas com menos de 16
Jordan Barrera: jornal espanhol coloca jogador colombiano do Botafogo entre os 20 destaques da Copa do Mundo sub-20
Com o triunfo, o cruz-maltino mais que dobra suas chances de conquistar a vaga, passando de 5,7% para 11,8%, enquanto o rival tricolor fica com 25,5% (e poderia ter alcançado mais de 54%). O Bahia, com 84,8%, fica em posição melhor que o Botafogo, que fecha o provável G6 com 65,8%. Embora o alvinegro esteja uma posição à frente do Bahia na classificação do Brasileirão, o jogo a menos do clube nordestino pesa para a análise e o deixa com vantagem nos cálculos.
Chances de se classificar à Libertadores
Mas as equipes ainda têm o confronto pela semifinal da Copa do Brasil, em dezembro, como uma última oportunidade de se classificarem para o torneio continental, já que ocorrerá ao fim do Brasileirão, quando as vagas provavelmente estarão definidas.
Fonte original: abrir