Da baixa altitude à queda: o que se sabe sobre o avião que caiu em uma fazenda do Tocantins e deixou dois mortos
Morador filma avião voando baixo antes de cair em Fátima (TO)
Um grave acidente aéreo aconteceu no sábado (1º) e resultou na morte de duas pessoas. A aeronave de pequeno porte caiu na zona rural do município de Fátima, região central do estado, por volta das 19h. O piloto morreu no local e o outro ocupante chegou a ser socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu.
Veja o que se sabe sobre esse acidente até esta segunda-feira (3):
Onde aconteceu o acidente?
O acidente aéreo ocorreu na zona rural do município de Fátima. A aeronave de pequeno porte caiu na área de uma fazenda. O chamado para a ocorrência aconteceu pouco antes das 19h. Após a queda do avião, o local foi isolado pela Polícia Militar (PM) para que fossem realizados os trabalhos de perícia técnica.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Quantas pessoas estavam no avião?
Situação que ficou a aeronave que caiu em Fátima
Bruno Soares/Portal Eu Amo Lagoa
Havia duas pessoas a bordo da aeronave de pequeno porte no momento da queda. As vítimas fatais foram o piloto, Diomedio Aires da Silva Filho, e o passageiro, José Rosário Carneiro de Oliveira.
O piloto, de 56 anos, morreu no local do acidente. O passageiro, de 52 anos, foi socorrido inicialmente e levado para o Hospital de Referência de Porto Nacional, sendo depois transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Ele acabou morrendo no domingo (2).
LEIA TAMBÉM:
Saiba quem era o piloto morto na queda de avião em uma fazenda do Tocantins
Morre no hospital segunda vítima de queda de avião em fazenda no Tocantins
Vídeo mostra avião perdendo altitude antes de cair em fazenda no Tocantins e deixar dois mortos
Quem era o piloto?
Piloto Diomedio Filho morreu após queda de avião em Fátima (TO)
Divulgação/Aeroclube de Porto Nacional
Além de ser piloto, Diomedio também possuía formação como engenheiro civil. Ele tinha registro regular junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave acidentada estava registrada em seu nome.
O Aeroclube de Porto Nacional emitiu uma nota lamentando o falecimento, mencionando que Diomedio deixou um "legado de amizade, companheirismo e amor pela aviação".
Vídeo antes da queda
Moradores do município de Fátima (TO) filmaram a aeronave momentos antes do acidente, mostrando-a sobrevoando a cidade e perdendo altitude rapidamente.
Imagens feitas por um morador mostram o avião voando baixo, passando próximo aos fios da rede elétrica. Em seguida, a aeronave é vista atrás de um reservatório de água, direcionando-se para a zona rural onde ocorreu a queda.
Quais as características do avião?
A aeronave é classificada como de pequeno porte. O modelo específico do avião que caiu é o Conquest 180. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o modelo possui capacidade para transportar um peso máximo de até 750 kg.
Após o impacto com o solo, a Polícia Militar (PM) constatou que a parte frontal e as asas do avião ficaram destruídas. Também foi registrado o derramamento de combustível no local do acidente.
Quais as causas do acidente?
As causas do acidente aéreo ainda não foram definidas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), foi acionado para conduzir a investigação técnica sobre a queda do avião.
O CENIPA informou que uma equipe credenciada esteve no local para coletar informações para a investigação do acidente. Foram aplicadas técnicas específicas pertinentes à verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação. O caso será registrado em breve no painel do SIPAER.
Antes do impacto, moradores reportaram à Polícia Militar sobre a baixa altitude do avião. Além disso, houve o relato de um barulho intenso do motor da aeronave pouco antes de cair na fazenda.
Vídeo mostra avião perdendo altitude antes de cair
Bruno Soares/Portal Eu Amo Lagoa
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte original: abrir