Frases marcantes sobre jornalismo e televisão: presidente da TV Integração comemora 88 anos
Fases marcantes de Tubal de Siqueira Silva foram selecionadas para a celebração de 88 anos do empresário.
Ao longo dos anos, muitas histórias são vividas e lembranças se acumulam. Frases de grandes escritores ou de pessoas comuns atravessam o tempo e permanecem, como lições, reflexões ou simples lembranças que marcam para sempre.
Agora, imagine quantas frases marcantes ocorreram em 88 anos de vida do presidente do grupo Integração, Tubal de Siqueira Silva, responsável pela primeira afiliada Globo no país e cuja história que se mistura à da radiodifusão no Brasil, juntamente com o crescimento e desenvolvimento de Minas Gerais.
Para celebrar mais um ano de vida, completados nesta segunda-feira (27), a TV Integração separou três importantes falas de Tubal Siqueira sobre jornalismo e televisão.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Tubal de Siqueira Silva no documentário "Minas no Mundo"
TV Integração/Reprodução
Jornalismo não é opinião
Um dos grandes dizeres do presidente do grupo Integração versa sobre importância da imparcialidade jornalística.
"O jornalismo, ele não tem de opinar. O jornalismo apresenta os fatos. Sempre equidistante das partes. Cabe aos telespectadores interpretar à sua maneira."
Veja também:
Ousadia e paixão pela TV: presidente do Grupo Integração, Tubal de Siqueira Silva comemora 88 anos
'Minas no Mundo': assista no Globoplay a história de Tubal de Siqueira Silva
Crescimento e frutos
Outras frase marcantes responsável pela primeira afiliada Globo no país discorrem justamente sobre a televisão.
Tubal de Siqueira Silva no documentário Minas no Mundo
TV Integração/Reprodução
"A televisão é como se você tivesse uma árvore em casa. Você planta uma árvore, a árvore vai crescendo e você não vê essa árvore crescendo. Repentinamente, ela está dando frutos. Assim é o caminhar da televisão. É realmente, de uma certa forma, cheia de boas surpresas."
Exatidão das imagens
Há, ainda, uma frase memorável de Tubal Siqueira, que demonstra a complexidade e exatidão do que é exibido na televisão.
"Uma coisa impressionante. É a força da televisão. Ela mostra, ela não escreve, ela não diz, ela mostra."
De Uberlândia para quase 250 cidades de Minas
TV Integração, sede emissora em Uberlândia
Luís Fellipe Borges/g1
Em 1964 entra ao ar, em fase de testes, a programação da TV Triângulo, no canal 8. A estreia oficial veio um mês após.
Em 1969, a TV brasileira inaugurou a transmissão de programas em escala nacional. Dois anos depois, a TV Triângulo foi vendida para um grupo de empresários, entre eles, Tubal de Siqueira Silva, atual presidente da emissora.
Em 1970, a TV mudou do prédio que ocupava na Rua Buriti Alegre, no Bairro Martins, para se instalar na Rua Rio Grande do Norte, no Bairro Umuarama, onde permanece. No mesmo ano, Tubal Siqueira se tornou diretor-geral da emissora.
Em 1972, o canal fechou um contrato de exclusividade com a Rede Globo se tornando a primeira afiliada no país. Neste momento, a TV Triângulo passou a transmitir a programação, com a abertura de alguns espaços na grade para o telejornalismo local, modelo mantido atualmente.
Na década de 1980, os empresários Tubal de Siqueira Silva e Luís Humberto Dorça traçaram e investiram na expansão da área de cobertura para outras regiões de Minas Gerais. Dessa forma veio a concessão de uma emissora em Ituiutaba. Na década seguinte, o grupo conquistou uma concessão em Araxá.
Em 2004, as três emissora do grupo são reunidas sob uma única marca, a TV Integração, compartilhando a mesma identidade visual e posicionamento no mercado.
Em 2007, mais um processo de expansão é iniciado com a aquisição de parte da TV Panorama, em Juiz de Fora. Já em 2012, o grupo finalizou a compra total da TV da Zona da Mata, passando também a se chamar TV Integração.
Em 2011, a TV Integração expandiu o seu conteúdo jornalístico para a internet com g1 e ge. Hoje, são 5 portais regionais de notícias e esporte.
Quatro anos depois, em 2016, a TV Integração recebe mais uma outorga, dessa vez, para Uberaba. Hoje, o grupo totaliza 5 concessões de TV em Minas Gerais.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte original: abrir