Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Morre operário resgatado após desabamento parcial de torre medieval em Roma

03/11/2025 21:43 O Globo — Rio

Um operário resgatado dos escombros de uma torre medieval parcialmente desabada em Roma morreu na noite desta segunda (início de terça, no horário local) após ser hospitalizado, informou a imprensa italiana, citando fontes médicas. O operário, identificado como Octay Stroici, de 66 anos e cidadão romeno, ficou preso nos escombros após parte do interior da Torre dei Conti desabar juntamente com uma seção da fachada.
Outro episódio na Itália: turista japonês morre após cair de muro de sete metros no Panteão, em Roma
Leia também: bebê de nove meses morre após ataque de cães dentro de casa no País de Gales
Stroici permaneceu consciente durante a operação de resgate que durou mais de 11 horas, antes de ser internado em estado crítico, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Romênia. Ele teve parada cardíaca, e foram feitas tentativas de reanimação por mais de uma hora, informou o Hospital Umberto I à agência de notícias Ansa.
"Apesar disso, a atividade cardíaca espontânea não pôde ser restaurada", e seu "óbito foi declarado às 00h20 [20h20 de segunda-feira em Brasília]", acrescentou o hospital.
Initial plugin text
O desabamento desta segunda-feira causou uma densa coluna de fumaça branca e deixou destroços na rua. A torre, que estava em reforma, fica em uma área movimentada ao lado do Fórum Imperial e perto do Coliseu, o monumento mais visitado da Itália. Três outros trabalhadores que estavam dentro do monumento foram evacuados. Um deles foi levado ao hospital em estado grave, informou um porta-voz do Corpo de Bombeiros.
O prefeito de Roma e Ministro da Cultura da Itália, Alessandro Giuli, foi ao local enquanto os bombeiros isolavam a rua.Um repórter da AFP testemunhou um segundo desabamento parcial da torre pouco antes das 13h.
Momento em que parte de torre medieval em Roma desaba
Tiziana Fabi/AFP
Os bombeiros acessaram as janelas da torre com guindastes e utilizaram um drone para realizar uma inspeção. Um dos trabalhadores evacuados disse que conseguiu escapar por uma varanda.
"Não era seguro. Só quero ir para casa", disse o homem, que se identificou como Ottaviano e disse ter 67 anos, ainda coberto de poeira branca.
A Torre dei Conti, uma torre que remonta ao início do século XIII, estava sendo restaurada com financiamento da União Europeia.

Fonte original: abrir