Ônibus maltratado, maratona ao volante e prosa: como é a 'tarifa zero' na região de Campinas
Transporte público municipal "tarifa zero" em Artur Nogueira (SP), Morungaba (SP) e Holambra (SP), na região de Campinas (SP)
Fernando Evans/g1
Enquanto o governo federal discute a viabilidade da chamada tarifa zero no transporte público, algumas cidades da região já oferecem a gratuidade à população. São sistemas bem menores que os das grandes cidades como Campinas, que em vez de centenas de veículos e milhares de passageiros, contam com um ou poucos ônibus.
Quem usa agradece o fato de não pagar pelo serviço, mas a falta de uma tarifa para avançar a catraca não é garantia de bom atendimento.
O g1 pegou carona no transporte público em Artur Nogueira, Morungaba e Holambra, e se deparou com ônibus maltratado, maratona ao volante e também uma boa dose de prosa nas viagens.
Ônibus maltratado
Tarifa zero em Artur Nogueira: o que diz a população que usa o ônibus de graça
Em Artur Nogueira, cidade de 51,4 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sistema do transporte público dispõe de dois ônibus em circulação - um titular e um reserva -, com linhas que começam a operar às 5h20 e fazem a última viagem por volta de 19h.
O g1 embarcou na rodoviária no dia em que o veículo reserva, um antigo ônibus do transporte escolar, estava em circulação.
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Embora tenha sobrado simpatia e atenção ao motorista, o veículo que ele conduzia não demonstrava as melhores condições, em especial dos bancos, muitos deles rasgados e com sinais de desgaste.
"Por ser gratuito, a gente não tem muito do que reclamar, mas poderia melhorar. Já aconteceu do ônibus quebrar e eu chegar atrasada. Uma vez tive que pedir Uber pra rodoviária. A Prefeitura tem condições, sim, de oferecer um transporte melhor para a população", destaca Maraisa Rebeca, de 21 anos, que usa o transporte para ir e voltar do trabalho todos os dias.
Marinete Leal, de 51 anos, diz esperar por melhorias, incluindo ônibus mais novos e com melhor acessibilidade.
"Para subir essa altura [dos degraus], assim nessa idade, para pessoas mais idosas ou crianças, é desconfortável. Agradeço por estar rodando, mas tem coisas que poderiam melhorar", diz.
Segundo a usuária, entre os pontos também a serem melhorados estão a inclusão de mais ônibus e a atenção de alguns condutores. "Tem motorista que você tá perto do ponto, pede para parar, eles não param. Tem gente que está indo trabalhar, e não esperam não", afirma.
Em Artur Nogueira (SP), transporte público municipal é gratuito, mas veículo exibe desgaste, principalmente nos bancos do antigo ônibus escolar
Fernando Evans/g1
A dona Laudelina Aparecida Ferreira, de 60 anos, conta que costuma andar de bicicleta pela cidade, mas por conta da saúde, teve de recorrer ao coletivo.
Ela pontua que no geral é tranquilo usar o transporte público em Artur Nogueira, mas que às segundas e sextas, logo pela manhã, a sensação é de virar "sardinha em lata."
"Ajuda bastante, para mim mesmo que tenho problema de saúde e não estou conseguindo andar de bike, o circular ajuda bastante. Não é lá aquelas coisas, mas serve a gente. Às vezes quando quebra, e não tem outro pra socorrer, não passa no horário. Na segunda e sexta, vem igual sardinha em lata. É muita gente", conta.
Ao lado do filho, Ana Rosa Pereira, de 46 anos, explica que costuma usar o ônibus de vez em quando, apenas quando precisa deixar o bairro e ir ao centro. "É bem acessível para a gente, facilita. Mas se tivesse de pagar, aí era complicado", diz.
O que diz a prefeitura?
Procurada para comentar os pontos observados pelo g1 e destacados pelos usuários, a prefeitura de Artur Nogueira informou que tem planos de reforma dos veículos e busca parcerias para adquirir novos ônibus para ampliar o modernizar o serviço.
Ainda segundo a administração, eventuais atrasos ocorrem em situações específicas, como falhas mecânicas, e que o itinerário é seguido à risca.
Confira a nota na íntegra:
"Atualmente, o Programa Catraca Livre conta com dois ônibus em circulação, atendendo a população de segunda a domingo, em todas as regiões da cidade.
A Secretaria de Obras e Serviços já tem planos de reforma dos veículos existentes e está em busca de parcerias para a aquisição de novos ônibus, ampliando e modernizando o serviço.
Eventuais atrasos são pontuais e costumam ocorrer em situações específicas, como falhas mecânicas - quando o veículo é rapidamente substituído, garantindo a continuidade do trajeto - ou durante melhorias no asfalto e na sinalização de trânsito, que podem exigir ajustes temporários no percurso.
O itinerário é seguido à risca, e a Administração Municipal reforça o compromisso de manter e aprimorar o transporte Catraca Livre, um serviço que garante acesso gratuito e essencial à mobilidade urbana para toda a população nogueirense."
Maratona ao volante
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