Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Melhor em campo, Carrascal marca no fim e dá a vitória ao Flamengo contra o Racing pela semifinal da Libertadores

22/10/2025 23:30 O Globo — Rio

Em uma partida digna de Libertadores, com emoção até o fim, o Flamengo conquistou vantagem mínima no jogo de ida da semifinal ao vencer o Racing-ARG por 1 a 0. Chorado, o gol foi marcado por Carrascal, já no apagar das luzes, aos 44 minutos da etapa final.
Apesar de manter o confronto em aberto para a partida de volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, em Avellaneda, o placar faz com que o Flamengo fique a um empate de conquistar a tão sonhada vaga na final da Libertadores.
Ainda assim, é praticamente unanimidade entre os pouco mais de 71 mil torcedores que estiveram ao Maracanã que o jogo da próxima semana será tão difícil quanto ou até mais complicado do que o da derrota para o Estudiantes, nas quartas de final. Até porque, ao longo dos 90 minutos, o Racing demonstrou ser um time com mais qualidade e, consequentemente, capacidade de oferecer mais perigos ao sistema defensivo rubro-negro.
Ao contrário do que acontece na maioria das partidas no Maracanã, quando os adversários adotam propostas de jogo mais defensivas, o Racing optou por pressionar o time carioca com uma linha alta. Sem Léo Ortiz e Saul, que começaram a partida no banco de reservas, o rubro-negro teve dificuldades para construir suas jogadas ofensivas e se manter com a bola no campo de ataque. Tanto é que, no primeiro tempo, a única chance de perigo foi aos 15 minutos, em finalização de Carrascal defendida por Cambeses. Além disso, a principal oportunidade na etapa inicial foi dos argentinos, quando Solari parou em grande defesa de Rossi após finalização em cobrança de escanteio.
Já na etapa final, com mais poder de fogo após as trocas de Filipe Luís, o Flamengo conseguiu pressionar e empurrar o Racing para o campo de defesa. As entradas de Samuel Lino, Emerson Royal e Bruno Henrique, somadas a grande atuação de Carrascal, que foi o melhor em campo, fizeram o time ter mais oportunidades. Numa delas, Lino até conseguiu abrir o placar de cabeça, mas o gol foi anulado por impedimento do camisa 16.
No entanto, quando a partida já caminhava para o final com a igualdade no placar, Carrascal teve seu momento de maior brilho na noite e quiçá na sua breve trajetória no clube. Primeiro, o colombiano deixou Bruno Henrique na cara do gol, mas o atacante parou em outra grande defesa de Cambeses. Mas, no rebote, o próprio Carrascal tratou de empurrar a bola para o fundo das redes e dar a vantagem mínima ao rubro-negro.
Devida a dificuldade da partida, o cenário após o término do jogo foi de duas torcidas satisfeitas com o que viram e com o resultado final. Confiantes, os flamenguistas deixaram o Maracanã aos cantos de que serão campeões da Libertadores. Já os argentinos, por sua vez, valorizaram o esforço da equipe e indicarão que farão ainda mais barulho em Avellaneda, na próxima semana.

Fonte original: abrir