Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Apaixonado pelo VLT: menino de 8 anos realiza sonho de conhecer operação do sistema, com direito a bolo personalizado

29/10/2025 05:04 O Globo — Rio

O pequeno Athos, de 8 anos, viveu um dia inesquecível graças ao VLT Carioca. Apaixonado pelo trem que cruza as ruas do Centro do Rio, o morador de Anchieta, que tem nível 1 de autismo, pôde conhecer de perto o sistema que tanto admira — uma experiência repleta de emoção, descobertas e acolhimento.
VLT ou VLP? Entenda as diferenças entre os dois sistemas cotados pra substituir o BRT no Rio
Por mais segurança: Ícone do modernismo, teatro na Zona Norte ganha nova iluminação
A visita foi organizada após um pedido da mãe, Lídia Castro, que entrou em contato com a equipe do VLT pelas redes sociais.
— Ele gosta muito do VLT. Como é autista, tem gostos muito singulares. Vi que um outro menino já tinha feito a visita e resolvi tentar. Mandei mensagem pelo Instagram e logo me responderam. Fiquei muito feliz com a abertura e o carinho — conta.
Athos, de 8 anos, com o simulador de condução do VLT, supercomputador que simula operação
Divulgação
Durante o passeio, na semana passada, Athos conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO), viu de perto o simulador de condução, um supercomputador que reproduz situação reais da operação, e acompanhou o funcionamento do sistema.
— Ele sempre teve essa curiosidade. Desde o dia em que viu o VLT passando pela primeira vez, começou a fazer perguntas: "Mãe, onde o VLT vai dormir?". Foi um encanto instantâneo — lembra Lídia.
O interesse do menino se transformou em um verdadeiro hiperfoco — termo usado para descrever quando pessoas autistas mergulham profundamente em um tema.
Cancelada após operação policial: Feira de empregos e capacitação no Terminal Gentileza é adiada
— Comprei vários brinquedos de trem pra ele, mas não existe um igual ao do Rio. Tive que mandar fazer um, que demorou um mês para chegar. Ele também começou a desenhar o VLT, pintar, colocar uma almofadinha por cima do desenho... É o hiperfoco do momento — conta.
Para completar a surpresa, a equipe do VLT preparou um bolo personalizado. O tema do aniversário de Athos, claro, foi o VLT Carioca.
— Foi uma tarde maravilhosa. Ver meu filho realizado assim não tem preço. Acolheram a gente com tanto carinho… Para nós, mães atípicas, a luta por inclusão é diária, e muitas vezes a gente deixa de sair porque os ambientes não são acolhedores. Mas ali foi diferente — relata, emocionada.
A experiência também tocou os colaboradores do VLT, que reforçaram o compromisso do sistema em promover ações que valorizem a inclusão e a empatia.
Como conhecer o local
O VLT oferece apenas visitas para as escolas. As que tiverem interesse podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria.vlt@motiva.com.br e agendar a visita. Estão incluídos no passeio o Centro de Controle da concessionária, o setor de manutenção dos trens elétricos e o simulador.
A equipe da concessionária ainda dá orientações de segurança no trânsito para as crianças e ensina como usar o VLT.

Fonte original: abrir