Bossa revolucionária de João Gilberto inspira festival em Juazeiro, terra natal do mítico cantor e violonista baiano
João Gilberto (1931 – 2019) é celebrado em festival programado para acontecer de 28 a 30 de novembro em Juazeiro (BA), terra natal do artista
Reprodução / Capa do disco 'O mito'
♫ NOTÍCIA
♬ Um dos maiores nomes da música brasileira, detonador em 1958 da revolução rotulada como bossa nova, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019) é artista imortalizado em escala planetária. Acontece que o gênio era baiano. E, como bom baiano, o cantor e violonista tinha orgulho de ter nascido em Juazeiro (BA), cidade onde viveu 16 dos 88 anos de vida.
Foi afinal na terra natal que João aprendeu a tocar violão, instrumento com o qual mudou a música do Brasil ao sintetizar o balanço do samba na tal batida diferente que deu na bossa nova.
João nunca esqueceu Juazeiro, mas cultuava uma Juazeiro romantizada que resistiu imaculada na memória afetiva do violonista, não a Juazeiro real que visitou algumas vezes com (dizem as lendas) certa decepção pelas mudanças naturais do tempo. E, se Juazeiro um dia esqueceu João ou minimizou a importância do filho mais ilustre, agora o lembrará com um festival em homenagem ao artista.
Idealizado pelo cantor e sanfoneiro Targino Gondim, atual secretário de cultura da cidade, o festival A bossa!!! – Do João e do Velho Chico conecta poeticamente o artista e o Rio São Francisco em série de eventos programados para acontecer de 28 a 30 de novembro de 2025.
Ao longo desses três dias de programação gratuita, o público poderá assistir a shows, bate-papos musicais (espécie de talk show sobre bossa nova comandado pelo produtor Armando Pittigliani), encontros culturais e atividades educativas que ocuparão espaços como o Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II de Juazeiro. Lenine, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Daniel Jobim, Roberto Menescal & Théo Bial e Mônica Sangalo (irmã de Ivete Sangalo, artista nascida em Juazeiro) figuram no line-up do festival.
A programação também abarca apresentações do Quinteto Sanfônico do Brasil e de artistas locais, além da realização de mais uma edição do Festival Edésio Santos da Canção, tradicional evento criada para difundir a produção de música autoral da região. A programação do festival A bossa!!! – Do João e do Velho Chico extrapola o universo musical da bossa nova.
Fonte original: abrir