Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

MPF recorre para impedir leilão de blocos na Bacia da Foz do Amazonas e questiona licenciamento ambiental

24/10/2025 21:31 O Globo — Rio

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para tentar reverter a decisão da Justiça Federal que negou pedido anterior de impedir a homologação do resultado final do leilão de 19 blocos na Bacia da Foz do Amazonas, realizado em junho pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Por que Petrobras comemora aval para furar um poço na Margem Equatorial? Veja quanto petróleo pode sair dali
Petróleo: Produção cresce 8,1% no 3º trimestre, com recorde de exportações e alta nas vendas de derivados
Segundo o MPF, o recurso solicita a proibição imediata de qualquer processo de licenciamento ambiental no Ibama. Para o órgão, os contratos só deveriam ser formalizados após a conclusão do Estudo de Impacto Climático (EIC), da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) e dos Estudos de Componentes Indígenas, Quilombolas e de Povos e Comunidades Tradicionais (ECI/ECQ).
O pedido ocorre na mesma semana que a Petrobras obteve a licença do Ibama para explorar o primeiro poço na bacia da Foz do Amazonas.
No recurso, desta sexta-feira, o MPF pede ainda que novos blocos da Bacia da Foz do Amazonas não sejam incluídos em futuros leilões.
“A ausência dos estudos e da consulta na fase pré-licitatória é uma grave ofensa ao ordenamento jurídico e aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil”, afirma o MPF.

Fonte original: abrir