Mural da Cidade
Tudo que você precisa saber sobre as cidades do Brasil em um só lugar

Musical que celebra Zé Ramalho chega a Niterói

23/10/2025 11:17 O Globo — Rio

A história do paraibano mais notável de Brejo da Cruz será contada a partir desta sexta (24) no palco do Teatro da UFF, em Icaraí. O musical “O admirável sertão de Zé Ramalho” celebra a trajetória do cantor e compositor criador de clássicos como “Chão de giz”, “Avôhai”, “Frevo mulher”, “Táxi lunar” e “Vila do sossego”.
Meio ambiente: Abaixo-assinado tenta evitar corte de árvores em museu no Ingá
'Não sabia que usariam minha assinatura': Ex-vereador é acusado de conceder moções sem valor legal se pronuncia
Com texto de Pedro Kosovski, direção de Marco André Nunes e direção musical de Plínio Profeta e Muato, o espetáculo é dividido em cinco módulos que contam a vida do artista, mas não de forma tradicional ou biográfica: “Brejo da Cruz”, que apresenta as origens do artista; “Campina Grande”, sobre a cidade onde começou o interesse de Zé pela música; “João Pessoa”, que retrata o momento em que ele realmente começou a compor; “Rio de Janeiro”, mostrando a batalha por um lugar ao sol, inclusive passando fome; e, por fim, “Popstar”, representando o sucesso e a consagração de Zé Ramalho. No elenco estão Eli Ferreira, Ceiça Moreno, Cesar Werneck, Diego Zangado, Duda Barata, Marcello Melo, Muato e Nizaj.
Kosovski afirma que as próprias músicas revelam momentos da vida do cantor e compositor.
— Tudo é muito carregado de simbolismo e metáforas. Montei uma estrutura com textos que não brigassem com as letras. É uma oportunidade para que possamos entrar nessas imagens que as canções evocam — explica o dramaturgo.
‘Poético e reflexivo’
O diretor Marco André Nunes completa:
— Colocamos em cena recortes da trajetória do Zé, desde a infância até ele se tornar conhecido nacionalmente com o lançamento de “Admirável gado novo”. Tanto quem conhece quanto quem não conhece muito o Zé vai poder observar as músicas e ser tocado por essas experiências que ele viveu.
Quem é Cida: Conheça a força feminina por trás de oito bares e restaurantes de Niterói
Produtor e idealizador da montagem, Eduardo Barata afirma que o espetáculo é uma homenagem “a um grande brasileiro que levou para o mundo a força artística do Nordeste, com qualidade em sua realização e enorme potência criativa”.
— Com argumento simples, mas poético e reflexivo, assim como a música de Zé Ramalho, o texto apresenta personagens de referência na obra do homenageado. Estão lá os retirantes, a seca, a trovadora e Avôhai — diz.
“O admirável sertão de Zé Ramalho” terá sessões de sexta a domingo, sempre às 19h. Ingresso a R$ 55 (inteira).
Initial plugin text

Fonte original: abrir