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Ashua lança coleção feita com algodão regenerativo cultivado por famílias da Baixada Cuiabana

30/10/2025 11:24 O Globo — Rio

Em meio aos desafios das mudanças climáticas e à busca por modelos produtivos mais equilibrados, novas formas de produzir com respeito ao meio ambiente vem ganhando protagonismo no Brasil. A Ashua — marca curve e plus size da Lojas Renner S.A. — reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade por meio de uma coleção cápsula produzida a partir de algodão regenerativo. A principal inovação é o uso de algodão cultivado em sistema agroflorestal, misturado ao algodão agroecológico e ao certificado.
O diferencial está na origem da matéria-prima, que é cultivada por famílias da Baixada Cuiabana (MT) com apoio da empresa em parceria com a startup FARFARM e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Plantado ao lado de espécies alimentares como milho, feijão e hortaliças, o cultivo se inspira no equilíbrio das florestas e dispensa o uso de agrotóxicos. O modelo agroecológico contribui para regenerar o solo, aumentar a fertilidade e a retenção de água, capturar carbono e atrair polinizadores, além de promover segurança alimentar e diversificação de renda para as comunidades envolvidas.
“Há mais de uma década, a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da companhia. Com essa coleção, mostramos que é possível desenvolver produtos com informação de moda a partir de práticas regenerativas, que respeitam o meio ambiente e fortalecem comunidades”, afirma Eduardo Ferlauto, diretor de sustentabilidade da Lojas Renner S.A.
As peças da marca vestem mulheres dos tamanhos 42 ao 58
Divulgação
Estilo que abraça o corpo e o meio ambiente
As peças da cápsula foram desenhadas para oferecer conforto e versatilidade, sem deixar de lado a elegância. A paleta neutra e as modelagens estruturadas permitem múltiplas combinações, garantindo atemporalidade e funcionalidade, o que também é um convite ao consumo consciente.
Disponíveis em lojas selecionadas e no e-commerce da marca, as roupas vêm acompanhadas da experiência acolhedora que é marca registrada da Ashua, com atendimento personalizado e curadoria pensada para diferentes estilos e silhuetas.
Inclusão e sustentabilidade
Criada em 2016, a Ashua nasceu com o propósito de fortalecer a autoestima feminina e ampliar o acesso à moda contemporânea para mulheres dos tamanhos 42 ao 58. Hoje, a marca soma mais de 50 pontos de venda físicos, incluindo 18 lojas exclusivas, e cerca de 49 corners em unidades da Renner no Brasil e no Uruguai.
Com uma estratégia omnichannel e coleções alinhadas às tendências, a Ashua se consolidou como referência nacional no segmento plus size. Agora, amplia esse compromisso ao incorporar a moda regenerativa em seu portfólio.
A nova coleção reforça que vestir-se bem pode ir além do espelho: é também um gesto de cuidado com o corpo, com as pessoas e com o planeta.

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